Leve, suave e saborosa, a musse de chocolate é uma sobremesa francesa clássica, servida na França, desde o início do século XIX. Inicialmente, a musse (mousse, em francês) era preparada em pratos salgados, tendo como base peixe ou legumes. A saborosa sobremesa foi criada, segundo relatos, pelo artista francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901), que também era conhecido por suas habilidades culinárias. Teria sido ele o criador do doce, então chamado, naquela época, “maionese com chocolate”.
Conheça a receita, cujo resultado é um sabor intenso de cacau, com a perfeita cremosidade.
Receita
Ingredientes: 200 gramas de chocolate 100% cacau da EMATA; 1 lata de creme de leite (sem soro); 2 gemas; 1 1/2 xícara de açúcar; 2 claras.
Modo de preparo: Em uma panela ou tigela de inox, misture as claras com ½ xícara de açúcar e aqueça-as, em banho-maria (sobre um recipiente com água), em fogo baixo, mexendo vigorosamente com um batedor de claras, com cuidado para não cozinhar, por cerca de 3 minutos – até o açúcar ficar dissolvido por completo. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos, até obter o ponto de neve. Reserve.
Bata as gemas e adicione, gradualmente, uma xícara de açúcar, até adquirir uma gemada de coloração esbranquiçada. Reserve.
Aqueça o chocolate picado, numa panela em banho-maria, até derreter. Tire do fogo e adicione ao chocolate derretido a gemada, mexendo até os dois ingredientes ficarem totalmente incorporados. Acrescente o creme de leite, misturando bem e, por último, junte as claras em neve, mexendo delicadamente. Coloque a musse numa vasilha e leve à geladeira por 12 horas, antes de servir. Sirva o doce gelado.