Conheça os benefícios do cacau para a saúde e alguns dos estudos científicos que comprovam as vantagens de incorporá-lo, na dieta do dia a dia.
Quando falamos em dieta saudável , o cacau (Theobroma cacao) desponta como um dos alimentos mais importantes, com numerosos estudos científicos que o colocam na lista dos chamados superalimentos. Primeiro, porém, é imperativo especificar que o cacau benéfico é o amargo puro ou o chocolate com 70% de cacau, no mínimo.
Rico em proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, vitaminas do complexo B, serotonina, tiramina, cafeína, teobromina e feniletilamina, o cacau é um alimento aliado do coração e do cérebro, graças à sua ação antioxidante e antidepressiva.
Os antioxidantes do cacau ajudam a combater a ação dos radicais livres, enquanto a teobromina e a cafeína ajudam a manter a concentração. A serotonina (“substância” da felicidade e relaxamento) e a tiramina são úteis contra os transtornos de depressão e ansiedade. A fim de se beneficiar plenamente das propriedades do cacau, é necessário consumir o amargo, que pode ser empregado em várias receitas, ou o chocolate preto de boa qualidade.
Uma das razões do cacau ser um alimento benéfico e saudável deve-se ao seu alto teor de magnésio. Como sabemos, o magnésio é um mineral essencial, não apenas para o bem-estar físico, mas também para o equilíbrio do sistema nervoso.
O cacau também é um excelente aliado da boa forma. Descobertas recentes mostraram que consumir 20 gramas, por dia, de cacau ou chocolate amargo pode ajudar a perder peso mais rapidamente. O crédito vai para a combinação perfeita de cafeína, teobromina e catequinas, ambos queimadores de gordura e estimulantes do metabolismo. Finalmente, o cacau ajuda a diminuir os picos de glicemia, pois reduz a absorção de glicose no sangue.
O cacau possui um benefício real, especialmente para quem tem colesterol alto, pois protege a circulação e a saúde do coração. Um estudo publicado no British Journal of Nutrition mostrou que o chocolate amargo tem efeitos surpreendentes, na redução do colesterol ruim no sangue e na estabilização da pressão arterial. Isso graças aos polifenóis, antioxidantes naturais ricamente presentes no chocolate amargo. Também nesse caso, a indicação é consumir 20 gramas de por dia.
O cacau é um alimento antienvelhecimento, na medida em que ele neutraliza a produção de radicais livres no organismo. O crédito, mais uma vez, é para a alta presença de polifenóis (antioxidantes muito poderosos).
A fim de manter o corpo e o cérebro em forma, pode ser suficiente adicionar uma colher de cacau (estritamente amargo) ao leite (bebida de vaca ou vegetal) pela manhã. Ou consumir dois tabletes de chocolate amargo, por dia, talvez junto com uma boa xícara de chá verde (multiplicando, assim, o efeito antienvelhecimento).
O cacau, por ser bastante energético, é um alimento especialmente recomendado para atletas e adolescentes. No entanto, não deve ser oferecido a crianças de zero a três anos de idade, devido ao risco de alergias; pelo mesmo motivo, não é recomendado a mulheres que amamentam. A cafeína no cacau pode aumentar o nervosismo e a insônia, em pessoas predispostas a tais distúrbios.
Estudos científicos sobre os benefícios do cacau para a saúde
Nos últimos anos, o cacau tem sido objeto de numerosos estudos científicos feitos em seres humanos. A partir desses estudos, constatou-se que consumir cacau com alto teor de polifenóis tem vários benefícios para o organismo. Clique no link para descobrir!
01 – Protege o sistema cardiovascular
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21875885/
02 – Aumenta a vasodilatação
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16418281/
03 – Baixa a pressão sanguínea
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20584271/
04 – Melhora o fluxo de sangue no cérebro
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16794461/
05 – Melhora a função vascular coronariana
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17984375/
06 – Desenvolve atividade neuro-protetiva
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2017.00019/full
07 – Reduz a inflamação
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18806104/